


ANGELIM-VERMELHO
* NOME CIENTÍFICO
Dinizia excelsa Ducke
* FAMÍLIA
Leguminosaea Mimosoidae
* NOMES COMERCIAIS
Angelim ( AM, PA ), angelim-falso ( PA ), angelim-ferro, dinizia-parda, faveira-dura ( PA ), faveira-ferro.
* ORIGEM
Florestas de terra firme em toda a Amazônia brasileira.
* HABITAT
É encontrada em terrenos sílico-argiloso, constituindo um dos elementos mais altos das matas virgens, as vezes formando nelas pequenos grupos ou manchas.
* ÁRVORE
Tudo indica que é a árvore de maior porte e altura da região do estado do Pará e Amazonas, podendo atingir a margem de 55-60 m de altura, com diâmetro de fuste de aproximadamente de 2 m ou mais; o tronco geralmente cilíndrico, ereto, forma na base pequenas "sapopemas" e ramifica-se no alto numa copa muito larga; casca vermelha parda de 5 cm de espessura, nos indivíduos novos, caindo em pequenas placas.Ramos novos com pecíolo e ráquis acinzentados ou com pêlos ferrugíneos; folhas com 8-10 jugos (raro 11) de 1-2 cm de comprimento por 0,5-1 cm de largura, de base rómbica e ápice obtuso, com nervura primária diagonal, glabra na página superior, mais ou menos lustrosa, dorso com pequenos pêlos.Fruto legume, quando imaturo avermelhado, maduro pardacento, vernicoso, distintamente venoso, mais ou menos rugoso.Semente transversal, compressa, de 10-12 mm de comprimento por 7 mm de largura.
* MADEIRA
Muito pesada( densidade 1.09 g/cm3 ), dura ao corte e alta resistência ao ataque de organismos xilógrafos.
* CARACTERÍSTICA GERAIS
Cerne marrom-avermelhado-claro, pouco distinto do alburno cinza-avermelhado.Grã revessa, textura média, brilho moderado e cheiro desagrável.
* SECAGEM
Rápida, apresentando tendência moderada a torcimento médio e a leve colapso.
* TRABALHABILIDADE
Plaina: regular de trabalhar, acabamento muito ruim;torno: fácil de trabalhar, acabamento excelente; broca: regular de trabalhar e acabamento regular.
* DURABILIDADE
Muito boa resistênciaao ataque de fungos e térmitas e boa resistência a insetos de madeira seca.Também resistente em contato com o solo.É rígida e forte.
* PRESERVAÇÃO
O cerne não é tratável com creosoto e nem com CCA-A, mesmo em tratamento sob pressão.
* USOS
Construção civil como caibros, vigas, ripas, tacos, tábuas para assoalho, batentes de portas e janelas, dormentes, postes, moirões, esteios, torneados, para carrocerias, vagões e construção naval.
* USOS INTERESSANTES
A árvore é majestosa e extremamente decorativa, podendo der empregada para arborização de praças e grandes jardins.



